quinta-feira, 7 de maio de 2009

Acredite Se Quiser - O Causo da Loira do Banheiro

Quem nunca ouviu falar da loira do banheiro?

O blog Adriana Ferraz, lá de Brasília já ouviu, e nos conta esta história de arrepiar:

A lenda que diz: se você apertar a descarga 3 vezes, dar 3 voltas, abrir a torneira, olhar no espelho, e muitas outras coisas, uma loira ensangüentada irá aparecer para assombrar-lhe. E ela aparece em diferentes versões: menina ou mulher, com uma faca na cabeça e toda ensangüentada, com algodões no nariz, de vestido longo, pedirá por ajuda …

Lendas a parte, o que poucos sabem é que o causo tem um fundo de verdade, e a tal loira fantasma é Maria Augusta, filha de Visconde de Guaratinguetá. Cidade de Frei Galvão. E antes de ser cidade, a vila de Guaratinguetá também foi cenário de uma das histórias católicas mais conhecidas do Brasil, a aparição de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Maria Augusta casou-se aos 25 anos, contra sua vontade, e foi para São Paulo. Como vivia mal com o marido, em 1891 decidiu vender todas suas jóias e voltar para sua cidade natal. Mas, não foi bem recebida pela família e fugiu para Paris, onde foi bem recebida pela alta sociedade. Lá ela faleceu vítima de uma terrível febre.

A lenda conta que no momento de sua morte, o espelho do banheiro da casa de sua mãe em Guaratinguetá se partiu. Sua mãe, inconsolável, decidiu construir uma pequena igreja com os dizeres: “Eterno Amor Maternal”. Enquanto a capelinha era construída, o corpo foi colocado em um caixão de acrílico em um dos quartos da residência.

O corpo da menina não sofria com o tempo e ela sempre aparentava estar apenas dormindo. A mãe, devido à forma da filha, não teve coragem de enterrá-la. Até o dia que sonhou com a filha pedindo para ser enterrada, pois não era santa.A casa da família tornou-se um colégio estadual, e a lenda conta que Maria Augusta caminha até hoje pelos corredores e passa nos banheiros para beber água. Dizem que é possível sentir seu perfume e ouvir seu vestido deslizar no chão…

Credo...que história...

Acredite Se Quiser...

2 comentários:

  1. Que loucura a moça morre de febre e aparece com uma faca na cabeça e ensangüentada,pelo menos se na lenda ela estivesse pedindo um médico ou um termómetro daria para acreditar.kkkk

    ResponderExcluir
  2. Realmente amigo, mas, lenda é lenda...Sãos as famosas "Histórias que o povo conta"...kkkkk

    ResponderExcluir