segunda-feira, 27 de julho de 2009

Território Especial - A Internet e a Música Sertaneja

A cerca de dois anos atrás eu procurava uma leitura decente sobre música sertaneja na internet quando me deparei com o Blognejo, na época ainda Blog No Embalo. Não aguentava mais os mesmos sites, com as mesmas caras, atualizados uma vez por semana, sempre com matérias plantadas por assessores de imprensa, novas duplas com espaço comprado querendo aparecer e mais um monte de baboseiras.

Até mesmo os sites oficiais de artistas sertanejos eram difícies de se engolir. Notícias antigas, fotos de shows realizados há anos e uma falta de criatividade danada. O Blognejo veio na hora certa, durante muito tempo me alimentei dele, chegando a acessá-lo várias vezes num dia em busca de novidades. Até que chegou uma hora que achei que poderia ter meu próprio blog, baseado em tudo o que já tinha visto.

Na busca por material interessante para o Território Sertanejo, um belo dia encontrei o Cabaré do Timpim e com toda a criatividade de seu escritor, Timóteo Pinto. Timpin como gosta de ser chamado é uma mistura de muitas coisas, produtor, crítico musical, assessor de imprensa e mais um monte coisas que eu ainda vou descobrir. Sua coluna no site da MTV faz um enorme sucesso.

O grande lançe do Cabaré é que ele não se prende somente a um estilo musical. O cara destrincha com conhecimento de causa estilos como Forró, Funk, Calypso, Vanerão e Sertanejo. Foi de lá que vieram entre outras a matéria O Céu e o Inferno de Victor & Léo, que conta as desventuras da assessoria da dupla no relacionamento com as fãs bem como a inspiração para o Território Gaúcho e as revelações sobre a proibição imposta pelos tradicionalistas aos artistas da Tchê Music.

De lá também partiram em primeira mão a notícia sobre a saída de Gerson do Grupo Tradição e o lançamento da música "Ei Psiu, Beijo me Liga" de Michel Teló, deixando pra trás muito blog e site sertanejo.

É...as coisas estão mudando muito na internet, hoje já é possível encontrar material de qualidade para quem é fã de verdade. Sites Oficiais, Blogs de fãs, Comunidades no Orkut, Twiter, etc...Um bom exemplo é o site da Rádio Paranaíba FM, lá de Minas Gerais. A galera não se limitou a ter um site apenas com parada sertaneja ou para dizer que tem. Hoje o site de rádio traz notícias atualizadas diariamente, mantendo também o seu ouvinte bem informado através do portal. Coisa rara hein!!!

Convenhamos, ainda falta muito. Como disse um amigo uma vez, procure uma boa publicação sobre música sertaneja, ou um review em uma grande revista, o máximo que vai encontrar é um reporter idiota tentando explicar o fenômeno Victor & Leo. Não é nada, mas já é um começo.

Um comentário:

  1. Sabe que é verdade Fabinho. Também não conhecia muito deste mundo até decidir criar meu blog "Diário Sertanejo". Quando comecei a frequentar o meio country eu nn conhecia a linguagem, as roupas, as duplas....ou seja, nada. Só sabia quem eram os que estavam no circuito nacional, feito pela mídia. Aí decidi dar espaço para os que estão começando...bjs

    ResponderExcluir