quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ausências são destaque na edição 2009 do prêmio “Melhores do Movimento Country”

Começou ontem a edição 2009 da tradicional eleição “Os Melhores do Movimento Country”. A eleição é realizada pelo portal curitibano “Movimento Country” e entram na disputa os nomes que mais se destacaram em cada categoria da música sertaneja no ano de 2009. Entre as categorias estão as de: Melhores Artistas, “Melhores Trabalhos” (CD e DVD), “Meios de Comunicação”, “Grupos” e “Casas de Shows” ligadas ao segmento Country e Sertanejo de todo o Brasil.
Já a algum tempo acompanho a premiação que ganhou respeito e credibilidade de toda a classe sertaneja, porém esse ano alguns detalhes chamaram a nossa atenção em especial. Nomes que brilharam no decorrer da temporada não aparecem na listagem, e nomes desconhecidos e equivocados figuram mesmo que sem nenhuma expressão. Um dos casos mais intrigantes é a Festa do Peão de Osasco concorrer na categoria de melhor rodeio do ano mesmo que não tenha existido uma edição 2009. E grandes eventos como Rodeio de Cajamar, vencedor do Troféu Arena de Ouro 2009 não constar na lista.
Outra ausência sentida é na nova categoria, “Fotógrafos de Balada”, o fotógrafo Rogério Tarzan de São Paulo não aparece na lista e nem a conhecida Débora Gomes, de Sorocaba. Nome forte mas ausente na eleição, a rádio mineira Paranaíba FM, importante nas regiões sudeste/centro-oeste não aparece como candidata. O mesmo ocorre com o site Blognejo, antigo blog No Embalo. O veículo foi indicado pelo jornal “O Estado de São Paulo” como um dos melhores sites sertanejos do Brasil e não aparece na lista. Na contramão, sites que apenas fotografam baladas mas não escrevem uma linha sequer sobre o segmento sertanejo tem destaque no prêmio.
Agora, estranheza mesmo acontece na nova categoria “Colunistas de Rodeio”, tirando Marcelo Murta e Eugênio José, nenhum dos outros nomes escreve sobre rodeio. Rodrigo Hadad e Beto Garja falam sobre country americano, André Tomiatto, sobre música de maneira geral e por aí vai. Outro equívoco da organização do prêmio está na categoria melhor DVD: César Menotti & Fabiano não lançaram nenhum DVD em 2009. O último trabalho, “Voz do Coração”, foi lançado em 2008, o mesmo aconteceu com Hugo Pena & Gabriel na categoria melhor CD.
Categoria que brilhou em 2009 mas que não foi lembrada , os “blogs sertanejos” cresceram e apareceram. Chamaram a atenção da mídia e de artistas, viraram febre. Muita dupla correu e criou o seu para ficar mais próximo do público. Gente boa mostrou a cara, como o blog "Diário Sertanejo",lá de Brasília que trata o assunto com mais seriedade que muito site especializado por aí.
Tirando esses pequenos equívocos, a eleição deve acontecer de maneira tranqüila e com boa repercussão da mídia sertaneja, assim como nos anos anteriores. Sim, é isso, enquanto não surgir uma eleição feita por gente que pensa o sertanejo de maneira abrangente nas várias regiões desse país, a música e suas vertentes infelizmente vai continuar em apenas uma direção: São Paulo/Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário