quinta-feira, 12 de março de 2009

Território Pergunta - Toni Gomide

Olá amigos...

O Território Pergunta de hoje traz uma opinião de peso, a opinião de Toni Gomide.

Toni é um dos maiores comunicadores deste país, compositor e grande defensor da música caipira, já cobriu Copas do Mundo . Gomide trabalhou ainda nas maiores emissoras de TV do Brasil. Hoje dirige um conglomerado de rádios paulistas. Do seu escritório em Osasco Toni falou com o Território Sertanejo.

Território:
Como você vê essa renovação da música sertaneja?

Toni: A música sertaneja sempre se renovou, são 80 anos e continua mais viva do que nunca.
Desde as versões paraguaias e mexicanas até os dias de hoje. Mas o que manteve o artista sertanejo foi a sua identidade com o campo, se ele se esquecer de suas origens, certamente vai passar.
Já tivemos um período assim, um hiato de alguns anos no sertanejo, entre na década de 70 e 80 onde os artistas caíram no esquecimento e não houve renovação. Até a década de 90 quando surgiram Zezé & Luciano, Leandro & Leonardo e Chitão & Xororó se consagraram.
A renovação é importante, mas cultivar o alicerce que é a musica raiz ainda é o caminho para um sertanejo forte e uma carreira sólida.

Território: Você acha que a música raiz esta perdendo espaço?

Toni: Tudo o que é modismo tira um pouco do espaço do tradicional. Mas quando o artista mescla música nova com música antiga ele firma sua própria carreira.
Eu vi um vídeo do Eduardo Costa e o cara que estava com ele tocava muita viola, assim como fazem César Menotti & Fabiano e Victor & Leo, o artista que for capaz de passar a música raiz adiante certamente vai ficar.

Território: E você gosta da música sertaneja atual?

Toni: Eu particularmente gosto mas não de tudo, existe muito mais marketing do que talento.
Existem duplas que mesmo passando por todo um processo de tratamento dentro do estúdio é impossível de se ouvir.
Quando fui jurado do programa Canta Viola do meu amigo Geraldo Meirelles, as duplas ficavam um ano todo disputando para no final do ano gravar um vinil com 12 faixas. Era o único meio.
Hoje se o cara tiver dinheiro ele já sai artista, com disco de ouro e música no topo das paradas.

Para saber mais sobre Toni Gomide clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário