sexta-feira, 10 de julho de 2009

Acredite Se Quiser - O Menino da Tábua

Olá Amigos...

O Acredite Se Quiser de hoje vai contar uma história conhecida pelo povo paulista, a lenda do Menino da Tábua. Quem nos traz os detalhes é o Teólogo e Educador Celso Prado.

Antonio Marcelino, o “Menino da Tábua” nasceu em Maracaí, interior de São Paulo, prematuro (7 meses), porém aparentemente normal. Desde logo os pais perceberam que a cabeça do menino desenvolvia normalmente, mas o corpo não crescia na mesma proporção, por certo portador de alguma deficiência física pouco esclarecida.

Um fato bastante observável e comentado, desde bebê o menino se agitava muito se posto numa cama, rede ou qualquer outro lugar, num choro sofrido e continuado, só a se aquietar sobre uma tábua de lavar roupa, que parecia melhor se adaptar ao seu corpo disforme. Alimentava-se apenas de leite e água.

A tradição também diz que Antonio Marcelino jamais viu a luz do sol, porque não saía de um quarto escuro. Reza a lenda que ele jamais usou roupa, mesmo em tempos de rigoroso inverno e recusava até coberta sobre o corpo. Se o colocasse vestido à força, misteriosamente desfazia-se das roupas que sumiam sem ninguém perceber.

Durante a vida Antonio Marcelino realizou várias curas, um caso dos mais conhecidos, dizem, na pessoa de uma enfermeira da cidade de Assis, curada de câncer após pedido ao menino milagreiro. Até sua morte aos 45 anos de idade Toninho viveu sobre a tábua, na qual foi conduzido e sepultado.

A dupla Pardinho & Pardal retratou a história em forma de canção, o que acabou ajudando a popularizar a lenda até mesmo fora do Brasil. A música "O Menino da Tábua" tornou-se um hino. Pouco tempo depois, no disco "Quatro Azes" de 1981 Tião Carreiro & Paraíso e Pardinho & Pardal gravaram juntos uma continuação para o sucesso com o nome de "Os Milagres do Menino da Tábua".

Em 1982 Tião Carreiro & Pardinho decidiram refazer a dupla separada a alguns anos e gravaram um novo LP para comemorar.

É, a música sertaneja sempre compondo a trilha sonora da vida do povo brasileiro.

Acredite Se Quiser...

47 comentários:

  1. o menino da tabua , é meu tio avo , irmao de minha avo Vicentina ja falecida , ele tio de minha mae! tenho muito orgulho de fazer parte da familia dele pois ele foi e é muito milagroso , acreditem! em candido mota sp estao a maioria dos familiares dele quem quizer saber mais , e so vir a candido mota .beijos

    ResponderExcluir
  2. dia 31 de agosto , faz se homenagem ao menino da tabua , esse ano de 2009. chegou a ter 25 mil romeiros de varias cidades e estados, tinhan 550 onibus de romeiros . uma fila pra ver o tumulo dele era de mais ou menos uns 4 kilometros , o dia todo muita gente , muito calor , infelizmente um senhor nao aguentou o sol . a emoçao e teve um enfarte fulminante, tinha varias ambulancias , postos de atendimento , um caminhao distribuindo agua , muitos vendederes , feiras livres , foi uma grande festa , o menino da tabua merece . ele e santo milagreiro .

    ResponderExcluir
  3. Só hoje obtive conhecimento a respeito do menino da tábua, preciso muito de seu milagre pois estou passando por alguns problemas.

    ResponderExcluir
  4. sim eu acredito..pois em maio de 2008 eu e meu esposo vamos visita,,a capela do menino da tabua... Ass. Eláide

    ResponderExcluir
  5. trabalho na radio difusora de ituiutaba MG e tocamos sempre a musica do menino da tabua e passamos todas essas informaçoes aos nossos ouvintes, muito oibrigado pelas notícias!
    meu nome é thales fidelis.

    ResponderExcluir
  6. desde menino ja ou via a musica sobre o menino da tabua em minha casa na zona ruaral BOAVISTA MUNICIPIO DE CONCEIÇAO DA BARRA DE MINAS atrves da radio sao joao de SAO JOAO DEL REI MG linda a vida deste santo tomara que a Igreja inicie o processo de beatificaçao dest santo milagroso assinado MARIO atualmente resido em BETIM mg TENHO 40ANOS

    ResponderExcluir
  7. MUITO INTERESSANTE !
    GOSTEI MUITO !

    ResponderExcluir
  8. oi eu acredito ,pois ja tive um milagre alcançado por ele,quando era mais pequena tinha dor de ouvido e não melhorava mesmo tomando remedios e indo ao médico,uma conhecida da minha mãe trouxe o oléo abençoado por ele,usei e fui curada graças a sua ajuda e intercessão.
    menino da tábua rogai por nós
    Rita de cássia

    ResponderExcluir
  9. muito interesante, sepre quis saber da historia

    ResponderExcluir
  10. meu nome é maria, já recebi uma Graça ,...... estou muito acradecida,........ que Deus possa junto com essa santo colocar todos nos que acreditamos nele pesso interceção pelos meus familiares

    ResponderExcluir
  11. oi, meu nome é Jamil e sou de Paraguaçu Paulista , meu avô é irmão do menino da tábua que é tio legitimo da minha mãe , sendo assim sou sobrinho do menino da tábua, meu avô se chamava pedro tambem já faleceu e o menino da tábua foi um desenho feito da fisionomia de meu avô pois não existia foto dele e o Pedro meu avô era o irmão que mais parecia com ele, e os parentes moram maioria em assis e Maracai mesmo e não em candido mota , pois ele nasceu na água da fortuna , onde todos os irmãos nasceram , inclusive minha nasceu lá tambem, e todos que lá nasceram tinham a doença de chagas pegaram lá,eu desconfio que o meu tio Antonio marcelino , deve ter falecido de chagas tambem , como todos que lá nasceram , sim o filho da tia vicentina é meu primo, pois a irmã mais nova do menino da tábua tambem faleceu a tia Josefina que morava aqui na Roseta perto de Maracai, Hoje moro em Paraguaçu Pta, sou fotógrafo Jamil.obrigado por contar a história do meu tio, pouco falo que sou sobrinho pois muito pouca gente acredita e tambem sou evângélico e de familia evângélica sendo assim vcs sabem que nós evângélicos não acreditamos em santos . mais assim mesmo sei de tudo o que meu tio fez como sou parente acredito nele mesmo sendo evângélico. um abraço espero ter colaborado com alguma coisa.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas tem que acreditar que, Quem cura e faz milagres é JESUS.É errado pedir cura ou rezar para alguem que já morreu, ele já está em outra vida e não vai ouvir quem está aqui na terra. Se vc recebeu algum milagre , acredite, não foi ele que realizou. Leia bíblia e aceite Jesus como o seu salvador e ELE te dará esclarecimento, pense nisso JESUS É APAIXONADO POR SUA ALMA...ELE QUER TE LEVAR PARA O CÉU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc nao acredita por que vem aqui sacanear quem tem fé...???????????

      Excluir
  13. Olá pessoal eu sou de Maracai,as pessoas vem aqui e deposita sua fé no Menino da tábua. É realmente maravilhoso porque eles vem faz a promessa e depois volta para agradeçer e pagar a promessa com aquela alegria da graça alcansada.Portanto a fé é tão grande que estas pessoas recebem a cura,e o Menino da Tábua ajuda todos que vem visitar seu túmulo,basta vir e pedir de coração e com muita fé.

    ResponderExcluir
  14. Amigos brasileiros e tambem de outros paises
    Sou de Maracaí. Terra do Menino da Tábua, comprovado Santo Milagreiro, o poder de cura dele é algo fenomenal. Neste Domingo dia 29 de Agosto de 2010, fazia muito calor, muito poeira devido a mais de 60 dias sem chuvas e tambem baixa umidade do ar, mesmo assim mais de 30 mil romeiros de todas as partes do país para pedir ou agradecer a bençaõs. Acreditam os senhores, os milagres do "Menino da Tábua" estão registrados em objetos colocados em seu túmulo e depois transferidos para a Sala dos Milagres onde está a disposição para a visitação publica. Venham ver de perto e testemunhar o que estou dizendo.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  15. nao conhecia , mas fiquei maravilhado com a historia que ele enterseda por nos

    ResponderExcluir
  16. LEMBRO DAS HISTORIAS DO MENINO DA TÁBUA QUE MINHA MÃE CONTAVA QDO EU ERA MUITO PEQUENA, LEMBRO TAMBEM DE UM QUADRO NA PAREDE QUE A VIZINHA TINHA O QUAL EU MORRIA DE MEDO, MAS HJE FIQUEI CURIOSA EM CONHECER RELAMENTE ESTA HISTORIA, É MUITO TRISTE, MUITO SOFRIDA, ESTOU EMOCIONADA PQ ACABEI DE LEMBRAR DE UMA CRIANÇA COM O MESMO PROBLEMA DELE.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu era criança, já ouvia falar do menino da tabua nas radios de Sao Paulo e hoje aos 40 anos de idade sou sua devota e assim que me for possível visitarei seu túmulo em Maracaí.
    Que o menino da tabua seja louvado.

    ResponderExcluir
  18. sou Lia Morena, locutora e compositora e ex acordionista dos NILBERTO e NILTON REY. Tambem ex esposa do peão em touros Nilton Carlos que, dois meses depois da morte o primo ( peão)tambem foi pisado pelo touro na cidade de JUNDIAÍ. desenganado,morreria ou ficaria tetraplegico. pedi socorro ao menino da Tabua e a mãe Aparecida.cinco minutos depois quando voltei ao quarto os medicos estavam perplexos por não entender como aquele aparelho que estava cravado na cabeça dele tinha saido. segundo ele conta, sentiu alguem desparafusando a cabeça dele...curado seguimos caminhos diferentes mas no meu coração valeu a minha fé e isso me basta para dizer obrigada menino da Tábua

    ResponderExcluir
  19. ao anonimo do dia 16 de agost 2010
    antes de pregar o nome de JESUS ame ao teu próximo como a tí mesmo. Se não tens palavras de amor para dar... não fale nada. maior pecado é o que sai da bôca...dobre mais os teus joelhos e peça ao PAI mais sabedoria. fique em páz meu irmão.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei muito emocionada com tudo que vi sobre O MENINO DA TÀBUA, estou precisando muito de uma graça . Aguardo por uma decisão do INSS sobre pensão por morte de meu marido. Peço por caridade leve até a DEUS meu clamor por justiça. Irei com muito gratidão a maracaí para lhe agradecer pessoalmente. assina,ESPERANÇA.13-03-11

    ResponderExcluir
  21. BOA NOITE...

    VENHO ATRAVES DESTE FAZER UM GRANDE PEDIDO AO MENINO DA TABUA: PARA SUA ALMA CELEBRAREI 3 MISSAS, PARA QUE ME AJUDE A TERMINAR UM NAMORO CONUSO E DE MAL GOSTO DA MINHA FAMIIA, PEÇO TAMBEM QUE GUIE OS PASSOS E MENTE DO MEU NAMORADO PARA QUE ELE POSSA SER FELIZ ECOM OUTRA PESSOA.

    ResponderExcluir
  22. Antonio Marcelino estou muito feliz pois o pedido que fiz no dia 13 de março de 2011, ja recebi a graça. E como estou precisando novamente e sua ajuda.Pois dia 14-04-2011 às 14 horas irei fazer exame de direção. Peço-te Menino da Tábua leve a DEUS meu pedido.Preciso passar.Peço te ainda que me proteja sempre.Inclusível quando estiver dirigindo.Preciso urgente de encontrar uma pasta de documentos,sem ela posso levar um grande prejuizo, por favor peça DEUS por mim.ESPERANÇA.10-04-2011

    ResponderExcluir
  23. maria aparecida alves3 de junho de 2011 às 13:14

    peço socorro ao menino da tábua para que interceda junto a DEUS pela saúde plena de minha irmã ROSILDA APARECIDA ALVES que está fazendo quimioterapia e radioterapia no pescoço por causa disso sua garganta fechou e hoje (03/06/2011) faz tres dias que ela está sendo alimentada por uma sonda,está triste,fraca e debilitada. menino da tábua ajude minha irmã a obter a cura definitiva deste cancer e onde eu for eu anunciarei esta graça alcançada quando minha irmã tiver curada ela irá visitar seu tumulo e eu sempre louvarei teu nome por esta graça alcançada muito obrigado.

    ResponderExcluir
  24. eu acabei de ler algo estranho tem crente dizendo ser salvo e nao acreditar em milagres o q esta fazendo neste site antes de julgas as pessoas olhe pra si proprio para julgar so Jesus cada um acredita no q bem acha q deve acreditar eu sou catolica e tenho orgulho da religiao tentei ser crente mas nao gostei pois alguns acham que estao salvos vamos esperar quando ele voltar so ele sabe

    ResponderExcluir
  25. peço a graça de ter o don da maternidade.o manzinha com entercizao do menino da tabua peço essa graça e eu visitarei o seu tumolo todos os anos em agradeçimento . amem.... obbrigada menino da tabua ...pois sei que vou reçeber essa graça ...

    ResponderExcluir
  26. É impressionante como em pleno século XXI, ainda existam pessoas tão ignorantes que vêem em um blog, contradizer todos os relatos vindos de populares e até mesmo dos próprios familiares sobre a história do Menino da Tábua, quem é você que se acha no direito de fazer isso usando o nome de Jesus? Deveria saber que Deus o enviou para conscientizar, ensinar o amor universal, a fé e veio de maneira humilde, de um lar humilde e de pais humildes. Teve dom de realizar milagres e mover grandes multidões com suas palavras de sabedoria em nome do seu pai divino e mesmo assim, foi perseguido por pessoas da sua mesma índole, ignorantes e aproveitadoras! Deus também envia pessoas para prosseguir o legado de seu filho trazendo esperanças e acalento aos corações daqueles que sofrem. Se algo bom foi realizado por mãos como o Menino da Tábua e muitos outros que esperamos que o Vaticano reconheça os milagres, foram os escolhidos de Deus.
    Eu soube ontem sobre a história do menino porque tinha vindo de uma viagem religiosa a Imaruí SC para visitar o santuário da menina Albertina Berkenbrock que foi beatificada em 2007 por sofrer martírio em nome da fé cristã da qual ela acreditava. Morreu por defender sua castidade contra um homem que tentou violentá-la e frustrado por não ter conseguido o que queria, a degolou tirando a vida de uma criança de 12 anos de idade (1931), a história dela tem em vários sites assim como o do menino, após sua morte muitos milagres foram realizados e em 2007 após 76 anos de luta para o Vaticano reconhecer os milagres e martírio, ela foi beatificada.
    E espero que o menino também tenha o mesmo destino porque nada se compara aos dons que essas pessoas possuem, que trazem tantas alegrias tendo apenas como pagamento a fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS,É ISSO AÍ, DEUS TAMBÉM ENVIA PESSOAS PARA MOSTRAR A FÉ E CONSEGUIR INTERCESS´~AO DE UM POBRE MENINO QUE COM TODA CERTEZA ESTÁ BEM MAIS PRÓXIMO DE DEUS P PEDIR E ORAR POR NÓS DO QUE ESSES NOSSOS IRMÃOS EVANGÉLICOS Q SE SENTEM SÓ ELES POSSUIDORES DO AMOR DE DEUS.BEM AVENTURADAS AS PESSOAS Q VIERAM AO MUNDO P INTERCEDER POR NOS JUNTO AO PAI ETERNO, COMO O MENINO DA TÁBUA,POBRE,PURO E Q NUNCA COBROU NADA P AJUDAR, AO CONTRÁRIO DESSES PASTORES ...

      Excluir
  27. essa historia e verdadeira ,eu testemunhei um milagre dele a muitos ano na minha familia.

    ResponderExcluir
  28. eu tenho muita fé no menino da tabua,tds os anos vou até seu tumulo agradecer e tbm peço a ele k continue me protegendo e pro tegendo minha familia,obrigado por td e AMÉM

    ResponderExcluir
  29. AGRADECIMENTO 25/11/2011 eu estou de volta para cumprir minha promessa de proclamar a graça alcançada minha irmã ROSILDA APARECIDA ALVESestá de alta médica se libertou do cancer está com plena saúde,feliz levando a vida normalmente refez os exames e está
    ótima portanto mais um milagre atribuído ao menino da tábua com certeza ela irá até aí cumprir a parte dela eu por minha vez estou aqui agradecendo a DEUS e ao menino da tábua,muito obrigado pela saúde plena de minha irmã estar estabelecida e onde eu for eu direi o menino da tábua faz milagres,sim!pois 27 dias depois desta promessa minha irmã ja tirou a sonda e apartir disso só bençãos na vida dela e
    nossa glória á DEUS! salve o menino da tábua!ANTONIO MARCELINO maria aparecida alves disse...
    peço socorro ao menino da tábua para que interceda junto a DEUS pela saúde plena de minha irmã ROSILDA APARECIDA ALVES que está fazendo quimioterapia e radioterapia no pescoço por causa disso sua garganta fechou e hoje (03/06/2011) faz tres dias que ela está sendo alimentada por uma sonda,está triste,fraca e debilitada. menino da tábua ajude minha irmã a obter a cura definitiva deste cancer e onde eu for eu anunciarei esta graça alcançada quando minha irmã tiver curada ela irá visitar seu tumulo e eu sempre louvarei teu nome por esta graça alcançada muito obrigado.

    3 de junho de 2011 13:14

    ResponderExcluir
  30. OI SOU GILSON AGRADESO A IDA E A VOLTA LEMBRO E CHORO DESDE CRIANÇA ME REALIZEI O MEU SONHO COM 41 ANOS D IDADE EU VOUTAREI SE ELE ME PERMITIR NAO ESQUEÇO O Q PEDI A MINHA VIGEM ATE ALI ESTOU CHORANDO Q DEUS ABENÇOE A QUELES TEM FE OBRIGADO GILSON RUI BIASOTTO

    ResponderExcluir
  31. Tive agrande emoçao de visitar o tumulo do menino da tabua.Fiquei muito feliz cumprí uma promessa.desejo que voce vá também.ficará deslumbrado com a paz e serenidade que se sente lá.È maravilhoso.Gostei muito da cidade,LINDA MARACAÌ.Menino da Tábua obrigado de coração,mesmo.Peço que continui comigo me ajudando sempre, protegendo meus filhos de todos males.07-04 2011-ESPERANÇA

    ResponderExcluir
  32. ANTES ESTES PASTORES EVANGÉLICOS TIVESSEM O MESMO DESPRENDIMENTO DESSE MENINO DE MARACAÍ, NÃO COBRAR NADA, NASCEU POBRE, MORREU PALPÉRRIMO , AJUDOU SEM NADA COBRAR, ASSIM COMO TODOS OS SANTOS QUE MORRERAM POR AMOR A JESUS CRISTO , AO CONTRARIO DOS PASTORES EVANGÉLICOS, QUE NA MAIORIA NASCEM POBRES E ENRIQUECEM...SERÁ MILAGRE???RSRSRS

    ResponderExcluir
  33. Esta noite eu tive um sonho com um nome que
    era menino da tabúa, escrevi em um papel caso eu poderia esquecer ao me levantar, entrei no
    geogle para ler se tinha alguma mensagem sobre
    ele, pois já vi comentario sobre este nome, mas faz mtos anos, e ontém nem pensei nele, e como estou passando por momentos delicados de saúde, e minha mãe também, ele me veio em sonho, e começei a ler sobre neste momento , estou encantanda com seus milagres.Obrigado Deus por esta mensagem que ele me enviou, e tenho certeza que de hoje em diante minha vida será outra.Amém

    ResponderExcluir
  34. Estou emocionada com esta historia nao conhecia,dscobri atravez da musica entao resolvi procurar e me encantei e este pastores vivem tirando o couro dos sequidores deles e querem criticar um santo.

    ResponderExcluir
  35. oh menino da tabua cfaça o grande milagre da minha vida abra esta porta que tanto espero por favor me ajude a entrar na secretaria da cultura ,desenrole este nó por favor ,pelo meu tio que esta com cancer que possa cura-lo desta doenca tao maligna ,pelo meu relacionamento que deus abencoe sempre amem

    ResponderExcluir
  36. o menino da tabúa ajude meu irmão voltar falar comigo urgente,que a namorada dele se separe pois so trouxe briga na familia meino da tabua tira o feitiço que ela fez para ele, meu irmão está tonto por ela ela não é boa gente só fez nossa familia brigar,peço pelo meu comercio preciso vender urgente pois tenho divida a pagar,ajude vim clientes bons,amém

    ResponderExcluir
  37. peço que o menino de tabua me ajude curar da depressao,e que minha filha para de bebe bebidas alcolicas,urgente ajude ela encontrar um namorado bom que não bebe.

    ResponderExcluir
  38. Peco ao MILAGROSO MENINO DA TABUA E MEU CONTERRANEO, sua intercessao junto nosso PAI ETERNO, pois, estou muito endividado e nao consigo pagar minhas contas so com o salario que recebo, por isso estou SUOLICANDO SUA ORIENTACAO E SABEDORIA. Sei que vou receber este milagre e darei testemunhos a todos que necessitam de sua Bencao e que tenham Fe. Amem!

    ResponderExcluir
  39. Peco ao MENINO DA TABUA SUA IBTERCESSAO para que Maria de Fatima Vieira consiga um emprego com enfermeira pois ela esta necessitando muito desse trabalho. Amem.

    ResponderExcluir
  40. 30 de agosto de 2013
    desejo a todos que consiga os seus pedidos
    nao gostei do comentario feito no dia 6 de abril de 2011 a pessoa que fes este tipo de comentario tem a mente suja isto nao e pergunta que se fasa.

    ResponderExcluir
  41. Eu sou contra essas atitude desses pastores que usam a palavra de Deus para ganhar dinheiro ,Mas aconselho a todos lerem a bíblia em 115 de salmos, Eu servi os pastores da terra por muitos anos hoje sirvo a um só pastor chamado senhor Jesus ele não me deixa faltar nada ,e tem sido o meu medico também Se vocês nunca ouviram falar de uma igreja onde só existe um único pastor ,esse pastor não precisa de nosso dinheiro ,la todos fazem o que Deus manda e não cobram nada cada um vivi de seu próprio trabalho .Quanto aos milagres que acontecem eu acredito que as pessoas ,pedem ao menino da tabua e quem pode curar é Deus que tem muita misericórdia de todos que ainda não conhecia a palavra de Deus .Que Deus abençoe a todos me perdoe ,não tenho intenção de ofender ninguém.

    ResponderExcluir
  42. hitoria chata boua mesmo para mim e a lenda do cabesa de cuia e como surgiram as estrelas

    ResponderExcluir
  43. Me ajude a financiar minha casa q estou tentando faz tempo e manter meu emprego prometo visitar seu túmulo e capela dos milagres tenho fé

    ResponderExcluir